quarta-feira, 5 de maio de 2010

MENSAGEM DO PRESIDENTE

PREA
PARTIDO REPUBLICANO DE ANGOLA


MENSAGEM DO PRESIDENTE

Mestre Doutor Carlos Alberto Contreiras Gouveia, PhD.


Com todos os sacrifícios e obstáculos políticos tenho procurado ao longo desta árdua batalha – e em particular desde a fundação do PREA-Partido Republicano de Angola – orientar-me por valores que considero fundamentais na vida e na acção política perante o estado e a nação angolana.

Como político, pessoa humana e membro deste universo, sempre defendi, com efeito, a política, só tem sentido com valores.

E nesta visão hoje a vitalidade afirmativa de alguns destes valores é indispensável na República de Angola – valores como verdade quando se fala aos angolanos, a sinceridade do discurso e dos argumentos políticos, o realismo das propostas, a responsabilidade na actuação e nos caminhos assumidos e o sentido de compromisso inadiável com o futuro, com as gerações de angolanos que nos virão a suceder; O compromisso da reconstrução nacional do nosso país, centrados na promoção da democracia para a manutenção da paz e estabilidade interna, regional e continental.

Por muito tempo, ouvimos os Angolanos, analisamos os problemas, fizemos propostas.

O nosso Programa Político Eleitoral (Compromisso Com Angola e Com os Angolanos) corresponde aos valores referidos num verdadeiro Compromisso de Mudança e Verdade com os Angolanos.

As nossas propostas políticas são ambiciosas, mas realistas. Não são promessas eleitorais feitas para iludir e ganhar votos com essa ilusão. São sérias, reais e justas. E são para cumprir com amor ao país e ao nosso povo.

Ambiciosas porque queremos resgatar a esperança dos angolanos, e porque sabemos que para essa renovação da esperança que reside na ponte do equilíbrio social que assegure e garanta o bem estar de todos os angolanos – é preciso recuperar a confiança na política e dar corpo a uma nova ordem constitucional e cumprir todas e cada uma das propostas que apresentamos.

Defendemos uma política de verdade, estamos convictos de que só assim combateremos eficazmente, a pobreza, a fome, a miséria, o analfabetismo, a corrupção, a impunidade, os abusos do poder e o terrorismo, a crise e transformaremos Angola num verdadeiro país de igualdade, oportunidade, justiça, liberdade, trabalho, responsabilidade, união, paz e próspero com respeito a dignidade da pessoa humana, sem explorados e sem exploradores.

É com esse grande e fundamental objectivo que na graça de Deus apresentamos as nossas prioridades políticas, permitindo aos angolanos uma escolha livre e esclarecida, neste momento importante da nossa vida colectiva que durante 500 anos passados sobreviveu os holocaustos do colonialismo e de um longo período de mais de 30 anos de guerra fratricidas (pesadas conturbações) que resultaram na destruição do nosso país.
Para nós, só uma verdadeira democracia aberta, com rigoroso combate na transparência e boa governação poderá conduzir Angola ao desenvolvimento, e oferecer melhores condições de vida aos angolanos.

Queremos salvar Angola com a participação inclusiva de uma vontade democrática, soberana e republicana!

A nossa esperança na capacidade dos angolanos é maior do que qualquer dificuldade! Sim, com a vossa confiança, nós, Republicanos, poderemos mudar Angola para melhor!!

Bem Haja!

Mestre Doutor Carlos Alberto Contreiras Gouveia, PhD.